Você sabia que Stealthing é crime?

‘ Tirou sem me falar’ :

Conta a paciente temendo estar grávida após uma relação sexual em que o parceiro retira a camisinha sem que ela perceba. Lamentavelmente só se deu conta que foi vítima de uma violência hedionda quando a alertei para o fato… até então se sentia culpada e envergonhada.

Expliquei:
“Não tem que se sentir culpada, sofreu Stealthing e poderia até denunciar!”

Retirar a camisinha durante a relação sexual sem consentimento da parceria é crime na Califórnia, Estados Unidos desde outubro/2021. No Brasil, a discussão ainda engatinha, não há no Código Penal um crime para esse tipo de “agressão” mas especialistas dizem que é possível punição por violação sexual mediante fraude e o agressor pode ser preso sob pena de 2 a 6 anos, conforme descrito no artigo 215 do Código Penal.

Stealthing traduzido do ingles para o português significa “furtivo” e descreve o ato sexual em que uma das partes retira(furta) o preservativo sem comunicar a parceria, e é considerada uma violência porque expõe as vítimas a doenças sexualmente transmissíveis(ISTs), gravidez não desejada e traumas emocionais e psicológicos, que podem comprometer a vida afetiva e sexual da vítima .

Gatinhas não podemos mudar esse mundão louco mas podemos sim minimizar os riscos fazendo escolhas mais conscientes, não acham?