Caro algoritmo: Poderia por favor parar de sugerir vídeos desses serzinhos irracionais modificados no meu momento de vulnerabilidade decorrente de ninho vazio ?
Será que esse gatinho do vídeo pensa que é gente?
Onde foi parar a irracionalidade dos animais?
Existem diversos estudos científicos sobre a racionalidade dos animais não humanos, especialmente no contexto do convívio com humanos.
A pesquisa em cognição animal tem mostrado que algumas espécies desenvolvem habilidades cognitivas sofisticadas quando vivem próximas a nós, incluindo raciocínio lógico, resolução de problemas, comunicação complexa e até certo grau de autoconsciência.
O que fez com que esse gatinho ficasse tão esperto e inteligente foi a seleção natural e artificial, o aprendizado social e a adaptação ao ambiente humano.
Animais domesticados ou que convivem de perto com humanos desenvolveram formas mais sofisticadas de pensamento e comportamento, que às vezes desafiam a ideia de que só os humanos são racionais.
Por outro lado a relação próxima dos humanos com os animais melhora patologias mentais, como TOC e depressão como uma terapia, porque atua tanto em um nível fisiológico (hormônios e neurotransmissores) quanto comportamental (rotina, distração e vínculo emocional).
O que antes era apenas um instinto de sobrevivência dos animais perto dos humanos, hoje se tornou um ciclo de benefício mútuo.
Quem tem em casa um pet que pensa que é gente?
Aproveita e me conta quando o flerte teve fim?
Dra Amira Hazime
Ginecologista e Obstetra
CRM 66263 | RQE 37162