Pré concepção ou Planejamento concepcional

Planejamento Concepcional

O momento ideal para iniciar os cuidados com a futura gestação é aproximadamente três meses antes da concepção, daí o termo “gravidez de 12 meses” ou “one-year pregnancy”, que compreende os nove meses de gestação e o período em que o casal se prepara para a futura gravidez.

O período pré-concepcional tem grande importância, pois nesta fase é possível avaliar a saúde da mãe, diagnosticar enfermidades, compensar doenças crônicas como diabetes e hipertensão e tratar infeções do sistema reprodutor.

Na consulta, além da solicitação de exames pré-concepcionais, devem ser abordados os aspectos emocionais do casal, expectativas e planos para a futura gravidez.

Atualização do calendário vacinal, análise (se necessário orientação para mudanças dos hábitos, como atividade física, tabagismo, alimentação e estresse) são essenciais para uma gestação saudável.

Em alguns casos, realiza-se também o aconselhamento genético.

É importante já se iniciar neste período a administração de ácido fólico que previne em até 70% as malformações do sistema nervoso.

A gestação programada e planejada tem maiores chances de sucesso e garante tranqüilidade para a futura mamãe e seu bebê.

Converse com seu ginecologista!

Agendamento
Agendar consulta